DTM

ORTODONTIA

IMPLANTES

• DTM

DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares. Como o próprio nome diz, as DTM são alterações funcionais, que comprometem a função mastigatória, a deglutição e a fala e que podem se apresentar na forma de varias alterações. Exemplo:

• Você tem dor durante a abertura e fechamento da boca;
    • Você tem dificuldades na mastigação de determinados alimentos;
    • Você escuta barulhos de estalar na hora de abrir a boca

Essas alterações da função mandibular podem estar associadas a presença de dor. A dor durante a mastigação é um sintoma clássico de DTM, bem como a limitação de abertura da boca.

• ODONTOPEDIATRIA

A odontopediatria é a especialidade da odontologia responsável pelo atendimento a crianças e bebês.

O tratamento odontopediátrico ( infantil ) tem como objetivo cuidar e preservar os dentes de leite, que possuem importantes funções no desenvolvimento dos ossos da face, na preservação do espaço para os dentes permanentes, não permitindo a redução do arco dentário nem a disfunção na articulação da mandíbula, no desenvolvimento da fala e na mastigação dos alimentos.

A criança deve ir ao odontopediatra quando o primeiro dente nasce para que os pais recebam informações importantes sobre a higiene bucal e dicas para realizar a higienização com mais facilidade, fazendo com que a criança seja tratada da maneira correta e com os seus devidos cuidados.

• PROTESE

A prótese dentária é a especialidade da odontologia que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. A prótese tem como principal objetivo a reabilitação bucal em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. A prótese dentária pode ser:

• Prótese parcial fixa;
    • Prótese parcial removível;
    • Prótese total removível;
    • Prótese sobre implantes.

• DENTISTICA

Dentística ou odontologia estética é a especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função e forma do dente, que foi destruído por cárie, por fratura (trauma) ou por motivos estéticos. Entre outros serviços, os profissionais dessa especialidade tratam:

• Clareamento dos dentes para corrigir manchas naturais ou provocadas pelo uso de medicamentos, para dentes escurecidos por tratamento de canal e por motivos estéticos;
    • Facetas para correção de diastemas (espaço entre os dentes), para correção de posicionamento e para corrigir forma e coloração dos dentes;
    • Restaurações estéticas devolvendo a forma e função do dente.

• PERIODONTIA

A periodontia é a especialidade da odontologia que diagnostica, previne e trata as doenças da gengiva e dos tecidos de sustentação dos dentes. As doenças periodontais se dividem em:

• Gengivite: é uma inflamação superficial nas gengivas causada pela placa bacteriana que se forma na margem gengival.
    • Periodontite: é uma destruição das estruturas mais profundas que sustentam os dentes e, se não for tratada, pode levar à perda total do dente.
    • Além disso, doenças cardíacas, diabetes e até disfunção erétil, nos homens, podem ser agravadas pelos problemas periodontais. Tudo isso pode ser evitado com visitas regulares ao dentista e com uma boa higiene bucal.

• ENDODONTIA

A endodontia é a especialidade da odontologia responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente.

O tratamento endodôntico visa eliminar por completo o tecido pulpar inflamado de dentro do canal radicular, aliviando a dor e descontaminando o canal radicular - devido a necrose pulpar ( nervo do dente ) - e suas possíveis consequências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, bacteremia, e extração dos dentes, entre outros.

• ORTODONTIA

A ortodontia é a especialidade da odontologia que tem por objetivo diagnosticar, prevenir e tratar os problemas relacionados ao mau posicionamento e mau relacionamento dos dentes (maloclusão) e das estruturas da face (ossos e tecidos moles). Os dentes mal posicionados, além de dificultar a higienização, favorecem a inflamação gengival, o aparecimento de cáries, o acúmulo de tártaro e o desenvolvimento de parafunções.

O tratamento varia de caso a caso, sendo confeccionado um aparelho especifico para o problema do paciente. Os aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou móveis. O exame precoce de uma criança permite que o ortodontista avalie e detecte algum problema ortodôntico, planejando, se necessário, um tratamento. Há casos em que o tratamento ortodôntico não resolve totalmente o problema da maloclusão e são indicadas cirurgias ortognáticas. Dentes bem posicionados podem melhorar a estética, o sorriso, a mastigação e a fonação.

• IMPLANTES

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal instalados cirurgicamente no osso, substituindo as raízes dentárias. Uma vez posicionados, permitem a montagem das próteses ou coroas dentárias de porcelana, material mais semelhante ao dente natural.

O procedimento é realizado através da utilização de pinos de titânio que são introduzidos no osso da arcada dentária, passando a funcionar como uma "raiz artificial", onde poderão ser fixados diferentes tipos de próteses dentárias. O pino de titânio adere firmemente ao osso, processo denominado osseointegração.